domingo, 6 de dezembro de 2009

A longevidade das bandas de rock

Caros amigos,

Como é possível que alguém faça alguma coisa pro resto da vida e ainda assim agrade a outros milhares ou milhões de pessoas?? Simples, só fazendo com amor!! Mas o que é isso?? Propaganda de Sazon?? Não, não, nada disso!!! É uma coisa fácil de se pensar; tente pensar o contrário. Pense que você tem que fazer uma coisa que você detesta todos os dias. Vai sair uma merda, né??

Por isso muitas bandas de rock se tornaram imortais, o amor à música sempre falou mais alto do que o amor ao dinheiro. E não adianta, fazendo com boa vontade, o trabalho será reconhecido!!

Há alguns dias atrás teve o show do ACDC no Brasil que lotou o estádio do Morumbi. Pessoas de todas as idades, tipos e religiões passaram por lá, com certeza. E o que faz um cara de uns sessenta anos de idade trajado em um uniforme escolar subir no palco e fuzilar riffs e solos de guitarra nas pessoas para levá-las à loucura?? Pensem sobre isso. Uma banda precisa ser muito segura pra ter certeza que pode voltar à ativa após anos sem lançar nada novo. E o ACDC tem a fórmula pra isso. Um rock simples, com uma pegada forte, um showman que corre de um lado pro outro esbanjando vigor e um carisma incrível!!!

Eu seria um idiota de pensar que mesmo as bandas reconhecidas pela qualidade musical que exibem não fazem o seu som por dinheiro. Poxa vida, eles precisam comer, pagar o leitinho das crianças. Sem falar nas drogas, mulheres e bebidas, mas esse é papo pra outro post!!

Uma banda que tenho ouvido muito, os Black Crowes, são um exemplo também. Após 7 anos sem lançar material inédito, eles lançaram ano passado o disco "Warpaint" cheio de músicas novas e esse ano o "Before the Frost... Until the Freeze". Ouvindo o primeiro disco da banda, lançado em 1991 (se não me engano), dá pra ver o quanto a banda evoluiu. Eles não se prenderam em fazer sempre a mesma coisa, ou então apelar para fazer música só para vender. A banda hoje passa uma tranquilidade e experiência incríveis em suas músicas que só mesmo o verdadeiro feeling pode explicar isso!

Led Zeppelin, The Who, Deep Purple, The Beatles; eu poderia escrever nomes de bandas por horas e ainda assim faltaria uma ou outra que através de sua música se tornaram imortais. O que me resta é a esperança de que bandas como essas (se ainda tiver todo mundo vivo) voltem pra dar o ar da graça!

Ah, e por favor Led Zeppelin, voltem para uma última turnê mundial!!!

sábado, 7 de novembro de 2009

Como vovó já dizia

Aconteceu de novo!! E eu sei que não foi a última vez. Virão outras e outras e eu precisarei recarregar minhas baterias, contar até dez, respirar fundo ou me virar e achar outro método qualquer que minha vó me ensinou para não perder a paciência... Senão eu vou ficar louco!!!

Acredito que a minha seleta gama de leitores já deve ter passado por isso; vou contar e depois vocês me confirmam.

Estava eu conversando com uma amiga quando eu perguntei que tipo de música ela gostava e não fiquei espantado de ter ouvido o que ouvi: sertanejo, pop rock e essas modinhas que existem por aí (argh!). Também já esperava ela me perguntar o mesmo: "E você?". Prosseguindo em diálogo, a conversa foi mais ou menos assim:

- Eu gosto de rock n' roll...
- Ah, aposto que é aqueles rock paulera!!
- Não, não é rock paulera não, é rock dos bão!!(não querendo dizer que paulera é ruim)
- Então, rock paulera!!

Depois disso eu tentei falar as bandas que eu gostava e ela nunca tinha ouvido nenhuma!! Mas peraí! Como ela sabia que era paulera se nem conhecia as músicas?? Poxa vida, que preconceito!! Porque não escuta antes de falar?

Será que as pessoas nunca perceberam que existem outras coisas além do alcance dos próprios olhos e ouvidos?? Parece que não. Pra eles tudo é o que parece ser e assim "tá bão", vamo levando. Fazendo o que todo mundo faz, acreditando no que todo mundo diz as pessoas vão se fechando em uma cortina de fumaça que com um simples abano das mãos pode ser desfeita; mas por medo, preguiça ou até conformismo as pessoas se deixam levar.

Eu tô cansado de ouvir sertanejo, pop rock, axé, pagode, entre outros e sei que é disso que o povo gosta. Mas eu não, poxa!! Então porque eu sempre tenho que ouvir que o que eu gosto é ruim?? Porque eu acho que é essa a intenção quando dizem "rock paulera"!!

O Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, por exemplo. Aqueles que só conseguem olhar para o próprio umbigo devem achar: "Sepultura?? Ah esse cara é daqueles que faz música do capeta!!". Mas lendo as várias colunas dele no Yahoo, eu descobri que ele tem umas das mentes mais abertas que eu já ouvi falar, no que diz respeito à música. E como ele mesmo descreve, usa a música como inspiração para a busca de entendimento e tolerância. Olha que coisa incrível!!

Então é isso, sejam felizes ouvindo o que quiserem; da música clássica ao funk, mas por favor não tenham em suas mentes que o seu vizinho é maluco por causa das músicas que ele ouve. Seja mais paciente do que eu!!! Busque o entendimento e a tolerância!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dica de CD: And You Were a Crow - The Parlor Mob

Caros leitores,

Como dito no último post, eu iria provar que ainda há esperança para o rock. O coma em que foi induzido parece estar com os dias contados e errados estão aqueles que pensam que o velho rock já morreu.

Por coincidência, o Régis Tadeu - colunista do Yahoo! - escreveu uma matéria com basicamente o mesmo tema do meu post de hoje (leia aqui), a diferença é que ele focou em uma banda de jazz antiga que está voltando à ativa.

A diferença é que eu vou falar de uma banda nova, cheia de gás e rock n' roll pra mostrar!! Essa banda se chama The Parlor Mob e vem de New Jersey, EUA. Seu primeiro CD foi lançado em 6 de maio de 2008 (dia do meu niver!!) e é intitulado "And You Were a Crow".



O CD é marcado por grandes músicas do início ao fim com destaque para o blues "Tide of Tears" (ouça aqui), o folk de "Can't Keep no Good Boy Down"(ouça aqui) e o single e faixa inicial "Hard Times" (veja o clipe oficial).

Pra quem gosta de músicas bem trabalhadas, com detalhes, solos e vários outros fatores que determinam a qualidade de uma boa banda esse é o disco perfeito. O som deles consegue mesclar a simplicidade de um bom rock n' roll anos 70 com um ar completamente moderno e inovador. E eles fazem isso muito bem, diferentemente das bandas atuais que só compõem baladinhas com guitarras distorcidas ao fundo. Todas as músicas têm sua particularidade de ritmo, harmonia e melodia.




Quem escutar "Tide of Tears" pela primeira vez pode até pensar por uns momentos: "Poxa, mas esse é o Robert Plant que tá cantando, cara!!". Qualquer semelhança é mera coincidência. O vocalista Mark Melicia possui um timbre de voz incrivelmente parecido com o vocal do Led Zeppelin; o que é excelente, não acham?? Na minha visão, ele faz com que sua voz deixe a música mais dramática e tensa, dando um feeling a mais nas faixas.

Um apaixonado por guitarras como eu é suspeito de falar dos guitarristas David Rosen e Paul Ritchie. Os caras tocam fodasticamente bem e suas bases, riffs e solos são pra mim um misto do metal com o rock setentista!! As guitarras praticamente cantam nas músicas, acompanhando o vocal.

A cozinha fica por conta de Nick Villapiano (baixo) e Sam Bey (bateria). O entrosamento entre eles é incrível. O baixo é marcante em todo o disco; não limitando-se a apenas tocar as notas, mas com fraseados muito bem encaixados e elaborados. E há muito tempo eu não via um baterista tão bom, com tanta criatividade e "nervosismo"; ele simplesmente arrebenta a bateria em "Bullet".

São bandas como essa que me fazem ter esperança de que pode existir um mundo melhor para a música, sem baladas xulas e vazias e nem canções choramingosas de dor de cotovelo. Vale a pena ouvir o disco. Não vou deixar nenhum link pra baixar não, mas todos sabem o quanto é fácil fazer isso, não é??


Bom então fica aí a dica!! Espero que tenham gostado!! Qualquer dia eu volto com mais rock n' roll de qualidade!!


Até a próxima!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

I've got a rock n' roll heart

Caros leitores,

Depois de tanto escrever sobre coisas nefastas e esdrúxulas que abalam o verdadeiro sentido do bom e velho rock n' roll eu resolvi mudar a essência deste blog; pelo menos por uns tempos. Acho que os emos, sertanejos, funkeiros e psy-trance-techno-dance-eletro-house já ocuparam muito espaço neste singelo blog dedicado ao que há de melhor no mundo da música (pelo menos pra mim!).

Trocando em miúdos: tá na hora de falar de rock n' roll de verdade!! E pra isso eu vou começar dando dicas de CD's, falando sobre bandas, instrumentistas e diversas outras coisas!! Ainda não sei a ordem nem a frequência disso, pois requer um pouco mais de dedicação para pesquisas e etc.; logo, se alguém se prontifica a dar uma mãozinha eu tô aceitando!!! E se não fosse uns professores aí que só servem pra sacanear com a vida da gente eu poderia fazer uns textos melhores do que esses que estão saindo.

Pois então, como diria o mestre Gil "AWAY" Brother: você, garotinho juvenil, criado a pão com mortadela, a leite com pêra, a ovomaltino, na geladeira! Você que já perdeu as esperanças e tá querendo começar a ouvir pagode, espere mais um pouco porque eu vou te provar por A mais B que ainda existe esperança no mundo da música!!!

E justificando o título do post, tudo o que eu tenho a dizer é que o rock é foda!!!!!

Que o Deus Metal esteja com vocês!!!

AWAY!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Análise de Letra Tosca - Emocore (re-editado)

Caros amigos,

Antes de começar, gostaria de agradecer a todos que têm entrado aqui no blog. Alguns amigos já vieram dizer que tá legal, que precisa melhorar, que a ideia da análise de letras foi muito boa, mas que podia melhorar; enfim, de qualquer forma, obrigado mesmo!! As críticas serão sempre muito bem vindas!!

Agora chega de enrolação. Lendo o comentário do meu querido "brotha", resolvi pegar a letra do NXZero que é tema de Malhação (tive que descobrir o título dela) e fazer uma análise profunda e, porque não, esdrúxula!!

VaaAAmooOOsshhh LaAAHH MiGuxXXússSSS :-PPP
___________________________________________________________-

Bem ou Mal

Nx Zero

Composição: Diego Ferrero / Leandro Rocha / Túlio Dek

O começo e o fim podem ser iguais
Depende de quem vai achar uma resposta
A inveja que mata não me afeta mais
Pois o que conquistei tem o direito de ser meu.

(Entre o bem e o mal, e a escolha certa
Pouco tempo pode ser demais pra quem sabe o que quer
Pra quem respeita a vida e assim mesmo
O tempo muda sempre cada vez mais
E dentro de você existe o bem e o mal
e a escolha certa)

A vida é curta demais pra sempre reclamar
e não correr atrás dos sonhos que almeja
o que você me diz, não me afeta mais
pois o que conquistei tem o direito de ser meu

(Entre o bem e o mal, e a escolha certa
Pouco tempo pode ser demais pra quem sabe o que quer
Pra quem respeita a vida e assim mesmo
O tempo muda sempre cada vez mais
E dentro de você existe o bem e o mal
e a escolha certa)

Então chega ae Túlio Dek,
Então vai!

Então faça a sua escolha logo e se decida
Vai querer o mal ou o bem pra sua vida?
O tempo é muito curto, não pode demorar
Escolha qual caminho você vai querer trilhar
Tudo nessa vida é merecimento
O que a brisa leva, volta com o vento
Se não se decidiu, então corra atrás
Entre o bem e o mal, eu fico com a paz!

E pouco tempo pode ser demais pra quem sabe o que quer
Pra quem respeita a vida e assim mesmo
O tempo muda sempre cada vez mais
E dentro de você existe o bem e o mal
e a escolha certa

___________________________________________

ANÁLISE:

Olhando pra baixo e balançando a cabeça demostrando negação eu digo: tsc-tsc.

Bom, eu ia deixar (e deixei por um dia) só isso aí em cima mesmo, mas pensando bem, a letra é muito poética pra sair tão barato.

Na primeira estrofe "O começo e o fim podem ser iguais/Depende de quem vai achar uma resposta". Alguém me explica isso!! O que que tem a ver uma coisa com a outra? O restante diz: "A inveja que mata não me afeta mais", olha que bosta, parece aquelas mulheres barraqueiras que ficam no salão de beleza fofocando o dia inteiro!! E ainda:"Pois o que conquistei tem o direito de ser meu", não precisa dizer nada né. Tá falando do bofe dele, só pode!!!

Segunda estrofe:"Entre o bem e o mal, e a escolha certa/Pouco tempo pode ser demais pra quem sabe o que quer/ Pra quem respeita a vida e assim mesmo/ O tempo muda sempre cada vez mais/ E dentro de você existe o bem e o mal/ e a escolha certa". Ah, po**a!! Vai tomá no c*!! Que bosta de banda!! O cara rock n' roll não respeita a vida não, meu filho!! Ele usa droga, bate de carro, desce a porrada em jornalista mala; não tem essa de "entre o bem e o mal" não!! Tem que ser mau!!!!! Vai chorar num canto que seja longe dos palcos, seu emo viadinho!!hahahaha

E pra que isso: "Então chega ae Túlio Dek, Então vai!". Huuuummmm, sei não!!

Terceira estrofe: "Então faça a sua escolha logo e se decida/ Vai querer o mal ou o bem pra sua vida?/ O tempo é muito curto, não pode demorar/ Escolha qual caminho você vai querer trilhar
Tudo nessa vida é merecimento/ O que a brisa leva, volta com o vento/ Se não se decidiu, então corra atrás/ Entre o bem e o mal, eu fico com a paz!" Nossa senhora, o cara é um poeta!! "Entre o bem e o mal, eu fico com a paz!" de que livro vc tirou isso, meu filho? Convenhamos, que dia que alguém em sã consciência iria aceitar conselhos sobre o que é certo ou errado de uma banda emo?? Os caras pintam a unha!! Os caras apertam a blusinha!! Passam "maquiazem", blush, rímel... isso aí na minha terra tem outro nome: Viadagem!!!

Já chega pra mim! Nem vou comentar a última estrofe. Devia ter ficado só com o tsc-tsc mesmo!!
___________________________________________

Com mil demônios,

Até a próxima!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

We don't get fooled again!

Caros leitores,

Quem aqui nunca se viu assistindo um programa no domingo à tarde em que passava um Calypso ou Bruno e Marrone na tv? Ou então o clássico dos clássicos: o programa do Gilberto Barros em que ficava aquele escroto do MC Serginho e aquela figura bizarra da Lacraia cantando e dançando de forma grotesca seus versos altamente "eruditos"??

Não adianta, eu sei que você já fez isso e mentir pra si mesmo seria hipocrisia!! Mas eu também sei o motivo disso. Musicalmente falando não existe porra nenhuma que passe na tv aberta!! Aos domingos então, nem se fala!!

O que eu quero dizer é que no Brasil não existe cultura musical. Não há espaço para uma boa música ser apresentada na tv (exceto na Rede Minas e na TV Senado), logo, os produtores da tv colocam o que vende, o que o povão gosta, deixando de lado o quesito qualidade.

Eu acredito que toda música é uma forma de expressão cultural; seja ela o funk, o rap, sertanejo, rock, blues e etc.. E com certeza todas merecem seu espaço, independentemente de quem toca ou dança. Mas o problema é que aqui no Brasil o espaço para o rock e seus derivados é limitadíssimo. Os programas simplesmente esquecem de "nós" e exibem todo dia a mesma coisa!!

Ainda por cima você tem que ouvir que rock é coisa do demônio, que só porque um cara passa vestido todo de preto e cabelo comprido, ele é doido e que escutar rock é coisa de drogado, entre outras diversas coisas que se fosse pra citar eu iria ter que publicar um livro. O brasileiro não "digere" o rock por questões culturais e isso é fato!!

Os anos 80 foram o auge do rock nacional e desde então não surgiram mais bandas que fizessem juz à esses tempos áureos, talvez por força da mídia ou da própria população (que por sua vez é manipulada pela mídia). Uma vez eu li que o Tony Belloto (guitarrista dos Titãs e marido daquela gostosíssima da Malu Mader!!hehehe) teve que voltar ao estúdio pra regravar a sua guitarra, pois a mesma estava muito "distorcida", senão não ia venderos discos!! Isso é um absurdo!! O cara nem pode mais gravar a música do jeito que quer; e sem falar que o cara - e a banda - já estão vendidos há séculos!!

Eu disse que a música é uma forma de expressão cultural de cada povo. As favelas, os guetos, o sertão, as tribos; todos fazem a sua música, a sua história e expressam sua cultura de forma particular. E ultimamente não se tem levado em conta o que realmente cada um quer mostrar. Só se pensa se isso ou aquilo vai ser um sucesso de vendas.

Mudar a cultura de um país gigantesco como o nosso é, com certeza uma utopia, mas parem e reflitam: até quando o brasileiro vai pensar pequeno e começar a prestar mais atenção no mundo que existe ao redor dele?

Espero que vocês tenham entendido que apesar de esse texto ser bem voltado para a música, ele pode ser extendido para qualquer vertente cultural que existe por aí, seja leitura, arte, cinema e etc.. Não existe espaço para a cultura no Brasil!

sábado, 26 de setembro de 2009

Análise de Letra Tosca - Axé

Olá pessoal,

Atendendo a milhares de pedidos, vou fazer uma nova análise de letra tosca. Dessa vez o tema é o axé. Do nada essa música me veio na cabeça, juntamente com a ideia do que ela realmente quer dizer. Prestem atenção, sigam o meu raciocínio e vejam se eu não estou certo!!

_________________________________________

OLHA A ONDA - TCHAKABUM (é... o nome é esse mesmo!!)

Vou te pegar, essa é a galera do avião
Se ligue agora nessa nova onda
Sou um pirata jogando a marcação, ô ô ô

Vou navegar, cumprindo as ordens do meu capitão
Capitão tchaka vem dançando com a galera
Nessa aventura que é pura emoção, olha a onda!

Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda.
Vai te molhar, vai te banhar, vai sacudir vai abalar
Vai te molhar, vai te banhar, vai sacudir vai abalar
Molhou o seu rostinho, Molhou a barriguinha
Molhou o seu pezinho, Molhou todo corpinho deixa que eu vou te enxugar
Molhou o seu rostinho, Molhou a barriguinha
Molhou o seu pezinho, Molhou todo corpinho deixa que eu vou te enxugar
Balança pra lá, balança pra cá
Sacudiu tremeu, remem sem parar
Balança pra lá, balança pra cá
Sacudiu tremeu, remem sem parar

Capitão mandou... o marujo sim senhor
Capitão mandou... o marujo sim senhor
E o Capitão mandou o marujo sim senhor!!!
Andou na prancha, cuidado o tubarão vai te pegar
Andou na prancha, cuidado o tubarão vai te pegar
Andou na prancha, cuidado o tubarão vai te pegar
Andou na prancha, cuidado o tubarão vai te pegar!!!
Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda
Onda, onda, olha a onda!
(repete...)

______________________________________

Ah não, essa foi fácil demais!!! Pelo título já dá pra sacar!! O cara tá numa marola muito doida!!! hahahaha!! Fumou um doido e ficou viajando e não sabe se está num avião ou num navio pirata (???). E pra estar num navio pirata... (leiam a primeira estrofe)

Agora leiam a segunda estrofe. Isso aí é uma clara descrição do tráfico no morro. O cara obedece o "capitão" (leia chefe do morro) e vende droga pra deixar todo mundo na onda....huahuaha

E a partir daí começa... "olha a onda" umas 847 vezes!! Ele puxa um atrás do outro sem dó!!!

E tem essa parte: "Sacudiu tremeu, remem sem parar". É muito fácil ver que o cara ta tendo overdose mas não quer parar de "remar". É né... sei!!!

Pra finalizar: " Andou na prancha, cuidado o tubarão vai te pegar". Quem não adivinhou essa simplesmente não tem cultura e não conhece nada de mundo... Não preciso dizer o que significa né. Fica sem "andar na prancha" pra ver o pipoco na mulera!! Vai acordar com a boca cheia de formiga, rapá!!!
___________________________________________

Acho q já tá bom, né. Chega de alucinógeno por hj, hehehehe!!

Mas espero que tenham gostado!! E para aqueles que gostam dessa música tanto quanto eu, sugiro que assistam esse vídeo que eu vou colocar aqui embaixo (vejam aproximadamente aos 5:21 min) e deixo a seguinte pergunta: Vcs gostariam de fazer a mesma coisa com os dançarinos??

http://www.youtube.com/watch?v=jYRL9-t9uTQ&feature=PlayList&p=E9532C170FF76A5F&index=0&playnext=1

Abraços!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Análise de Letra Tosca - Sertanejo

Caros amigos,

Tive pensando em uma novidade pro blog. Trata-se de pegar uma letra bem tosca e ver o que realmente está por trás dela!!
Pra começar eu escolhi uma sertaneja, que num fala nada como nada misturada com porra nenhuma!! hehehehe

Então é isso, abaixo segue a letra e a análise feita por minha pessoa. Se é que eu vou fazer isso de novo, letras de funk não entram porque analisar um texto de semi-analfabeto é injustiça!!!
________________________________________________________

Bala de Prata - Fernando e Sorocaba

Criminosa
Não posso olhar dentro do seu olhar,
Bala de Prata acerta pra matar.
Virei seu refém e não quero escapar.
Bandida
Você atirou em minha direção,
E acertou bem no meu coração.
Minha vida ficou na palma de suas mãos.

Hoje cedo acordei, mas sei lá
uma coisa diferente em mim
O meu corpo arranhado, suado,
uma história sem começo e fim
Ela entrou no meio da noite,
tem a chave do meu coração
de repente soltou seus cabelos
me entreguei sem ter reação.

Não posso olhar dentro do seu olhar,
Bala de Prata acerta pra matar.
Virei seu refém e não quero escapar.
Bandida...
Você atirou em minha direção,
E acertou bem no meu coração.
Minha vida ficou na palma de suas mãos.

Estou vivendo na cela da paixão
eu fui condenado pelo amor
Ela é perigo é abrigo,
uma mistura de querer e dor
Ela é um pouco do fogo e do gelo,
ela é sol é chuva de
verão
O seu charme me fez prisioneiro
invadiu de vez meu
coração.


Não posso olhar dentro do seu olhar,
Bala de Prata acerta pra matar.
Virei seu refém e não quero escapar.
Bandida...
Você atirou em minha direção,
E acertou bem no meu coração.
Minha vida ficou na palma de suas mãos.

(Instrumental)
Criminosa
Não posso olhar dentro do seu olhar,
Bala de Prata acerta pra matar.
Virei seu refém e não quero escapar.
Bandida...
Você atirou em minha direção,
E acertou bem no meu coração.
Minha vida ficou na palma de suas mãos.

Criminosa
Criminosa

ANÁLISE:

Olha, não me resta dúvida de que tem um lobisomem nessa história aí... Provavelmente um caçador também: "Bala de Prata acerta pra matar (...) Você atirou em minha direção,
E acertou bem no meu coração".

A segunda estrofe prova claramente isso. Deem uma lida novamente. Após a batalha, o lobisomem volta à forma humana todo suado e ferido por causa da implacável caçadora.

Na minha opinião ela também deve ser alguma ladra, né! O cara chama ela de criminosa toda hora; pode ser uma caçadora de recompensas também, talvez ela esteja atrás de uma presa do lobisomem, sei la!! Eu sei que ela não tem misericórdia e acertou bem no coração dele!!


Lobisomem

Bom, acho q não tem nada mais pra tirar disso aí não. Eu não sou mto bom em análise subjetiva. Essas coisas são muito complexas pra minha cabeça!!!
____________________________________________________________________

Então é isso aí, pessoal!! Espero que gostem do que eu acho que foi a coisa mais sem graça que eu escrevi na minha vida!!!!!

Fui!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O legado de Les Paul

Olá leitor(es),

Bem, como explico esse período sem postagens? Eu não explico; tá lá escrito no primeiro post que isso aqui nunca ia ser uma constante, só mesmo quando me desse na telha. Mas a verdade é que nesse período de hibernação eu estava de férias e não tava animado a ficar escrevendo mesmo...hehehehe!!

O tema do retorno é até um pouco triste. Pra quem não sabe, semana passada faleceu o grande Les Paul. Não vou ficar escrevendo aqui sobre a história da vida dele, pois na própria net tem muito material interessante pra quem está a fim de pesquisar.

Meu intuito é, na verdade agradecer a esse gênio por simplesmente ter revolucionado a história da música. Les Paul foi o cara que fabricou a primeira guitarra elétrica de corpo sólido e posteriomente se juntou à indústria Gibson de guitarras que lançou um modelo com o seu nome.
A famosa Gibson "Les Paul" é desejada por 9 entre 10 guitarristas (inclusive eu), mas pena que hoje em dia são tão poucos que sabem usá-la.


Gibson "Les Paul"

Outra peripécia de Les Paul foi simplesmente a invenção da gravação em múltiplos canais, ou seja, os instrumentos podem ser gravados em canais separados sem que haja sobreposição ou interferência de um no outro. Infelizmente assim como Santos Dumont que viu sua maior invenção ser modificada pela mão do homem para ser usada na guerra, Les Paul viu que em vez de aproveitarem esse recurso de canais separados para que detalhes fossem implementados às músicas tornando-as mais belas e trabalhadas, barulhos mau coordenados e sujos foram colocados no lugar. Fazer o quê!!!

Então é isso, pessoal. Essa é a minha singela homenagem a esse gênio da arte e da ciência. Até o próximo post!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que é o rock?

Caros amigos e leitores,

Atendendo a meu pedido, meu primo Enrico elaborou um texto para eu colocar no blog.

Ficou muito bom. Espero que gostem da novidade, afinal, esse é um blog feito para vocês e porquê não, por vocês? hehehehe

Abraços,

Felipe Marques Duarte.

"O que é o Rock?

Por Enrico E. Marchi

Desde que nasceu, o rock já se dividiu em inúmeras correntes, o que acabou por generalizar o uso dessa palavra. Mas até quando essa denominação pode ser usada?
Se você ligar na Globo ou na Mtv, vai ver os “roqueiros da pesada” de hoje, que são adolescentes muito maus e revoltados com a vida, tem atitudes anárquicas e nem pensam em fazer sucesso ou virar moda porque não estão interessados em dinheiro. Bom, eu acho que isso seria um dos ideais rock’n roll, só que não passa de fachada hoje em dia, assim como o nome “rock”.
O que aconteceu com as guitarras estraçalhadas? Pra onde foram aqueles palcos apertados com um monte de gente em volta da banda com muita cerveja, drogas e cigarros? A voz do rock ficou rouca e seus dedos já não suportam segurar uma palheta com a mesma força por causa da osteoporose?
Ninguém mais sabe o que é rock, que, apesar de ter várias “correntes”, continua tendo a mesma fórmula que fazem nossos neurônios terem orgasmos quando ouvem a flauta nervosa do Ian Anderson ou alguns poucos 15 minutos de um solo do Jimi Hendrix.
Essa generalização toda rompeu com todos os princípios do rock e fez com que toda virtuosidade e beleza desse tipo de música fosse dissolvida até se chegar ao que vemos hoje em dia. Prefiro passar minhas tardes escutando Sympathy for the devil do que ensaiar a coreografia do novo clipe do Jonas Brothers, ou me maquiar tentando ficar igual ao vocalista do Twisted Sister.
Fica aqui a minha indignação, e, nas palavras de Gil Brother: “Juventude que se liga nessa parada, fim de papo! AWAY!”"

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Minha espada é a guitarra na mão!!!

Caros amigos e leitores,

Um pouco da história da minha singela vida:

Aos 13 para 14 anos de idade em iniciei a minha jornada no mundo da música me matriculando numa escola para aprender violão. Tinha um violão velho Tonante (aaarrghhh!!!) que dava pra quebrar o galho. Algum tempo depois meu professor disse que se continuasse com aquele instrumento eu não evoluiria mais; então eu com toda a humildade ganhei dos meus pais um violão DiGiorgio, que por sinal é excelente e tem um som incrível.

Porém, o rock n' roll falou mais alto e eu percebi que o que eu queria mesmo era uma guitarra, que com muito custo e meses juntando dinheiro eu consegui comprar uma Memphis by Tagima que eu possuo até hoje e ainda quebra o galho, apesar de estar com alguns maus contatos e precisando de uma "revisão geral".

Então meus queridos amigos, vocês devem estar se perguntando: "Que bosta de post é esse??? O quê que esse cara quer com essa porra??".

Para não ser muito previzível, eu ainda não vou responder (hehehe...calma), mas já, já eu chego lá.

O negócio é o seguinte, vocês já repararam o quanto é difícil para uma pessoa normal conseguir estudar música, combater o preconceito contra aqueles que não valorizam esse tipo de trabalho e principalmente, adquirir um instrumento que realmente seja bom e atenda às expectativas do músico???

Eu, por exemplo, estou longe de ser um bom músico e de ter um instrumento que eu realmente gostaria (Gibson Les Paul Custom - 1970) . E pra isso eu vou ter que estudar e trabalhar muito ainda.

Então, eis aonde eu quero chegar: "Porquê aqueles bostas de Felipe Dilon (esse cara não faz juz ao nome que tem!!!), KLB, NxZero, Fresno e outras baboseiras tem toda aquela parafernália de primeira qualidade, sendo que eles não sabem usar/usam 1% do que elas podem oferecer??"

Porquê eles não pegam umas Eagle da vida e fazem o som deles?? Vai dar no mesmo!! Mas não, eles pegam logo as Gibsons, Fenders, Pearls entre outros para fazer aquela palhaçada toda.

Poxa, nem pra eles doarem algumas....eu não me importaria de usar uma guitarra do K do KLB...hehehehe!!

Fica aí meu protesto, tô sem paciência pra escrever mais (e sem criativadade também!).

É foda, viu!!??

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atenção!!

Caros amigos,

Preparem-se para novidades no blog.

Eu e meus colaboradores estamos preparandos novidades que em breve estarão no ar!!

Aguardem!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quanto vale o sucesso??

Caros leitores,

Eu sei que venho batendo na mesma tecla desde que comecei o blog, mas é que simplesmente não entra na minha cabeça o fato de essas bandas atuais fazerem tanto sucesso sendo tão superficiais.

Essa semana eu assistia o Alterosa Esporte e o vocalista do NxZero estava lá, e pra não perder o costume eu tive que dizer o quanto eles são ruins. Mais do que prontamente, as pessoas que estavam aqui criticaram a minha opinião dizendo que tem gente que gosta e tal. Tá. Beleza. Cada um gosta do que quer e dane-se o resto.

Mas por quê gostar de algo ruim se existe tanta coisa boa??

Querendo ou não vocês tem que concordar, seja você pagodeiro, funkeiro, sertanejo, emo (não, emo não... essa hora eles já devem estar chorando por eu ter colocado "NxZero" e "ruins" na mesma frase) que a grande maioria das bandas que estão no mercado hoje é por puro cunho comercial mesmo, sem nenhuma pitada de qualidade. Pode até ser que existam bons músicos por trás de bandas ruins, mas não fossem os empresários e donos de gravadoras, eles poderiam exibir todo o seu talento.

O fato de essas bandas fazrem sucesso é tão incompreensível pra minha cabeça que é por isso que esse post tá uma droga!!! Eu não consigo escrever direito de tão absurdo que isso é pra mim. O povo não entende porra nenhuma de música. Isso é fato. Até os meus amigos que estavam comigo nessa hora concordaram. E é por isso que essas bostas vendem disco.

Acabou a rebeldia dos jovens. Acabou a vontade de estraçalhar o sistema. Acabou a vontade de romper o outro lado. O vocalista do Fresno disse uma vez que as músicas dele só falavam de amor porque isso é uma coisa que une todos os povos. Pode até ser, mas eu acho que ele faz isso por ser mais fácil rimar "amor" com "dor" e por ser com o que as menininhas de 12 anos que, hipnotizadas, gastam sua mesada.

Uma vez eu ouvi o Marcelo Nova dizendo que quando ele era jovem, a vontade dele era quebrar tudo, sair gritando e mostrar toda a sua rebeldia. E ele fazia isso através de sua música. Hoje ele vê esses babaquinhas choramingando pelo amor perdido que dá vontade de vomitar.

Mas eu acho que é isso aí mesmo. Enquanto dependermos da boa vontade dos empresários das grandes gravadoras, estamos perdidos. Não dá pra esperar nada desses caras que insitem em vender lixo. É isso, o povo gosta de lixo. Mas eles precisam mesmo é de uma reciclagem!!!

E tenho dito!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os bundas-moles do rock

Pessoal,

Estou meio sem tempo essa semana e por isso eu vou apenas colocar um link para a coluna do Régis Tadeu no Yahoo.

É sobre esses tais de Jonas Brothers, aqueles rapaizinhos que usam um anel de castidade pra eles poderem se casar virgens (Como assim, astro de rock virgem?? Ah é... aquilo que eles fazem não é rock, não; nem eles devem saber o que é).

Desculpem mas estou realmente apertado esses dias, mas prometo escrever um post qualquer dia desses!!
O link é:

http://br.noticias.yahoo.com/s/18052009/48/entretenimento-jonas-brothers-exemplo-grande.html

Enjoy!!

domingo, 17 de maio de 2009

Eu curto rock n' roll!!!

Olá pessoal,

Terceiro post...parece que esse trem desengrena agora, hein!!!

Bom, pra começar, pelo título do post, vcs devem estar achando que eu devo falar sobre o meu amor pelo rock n' roll, minhas bandas favoritas e tal... mas estão enganados, meus assíduos e fiéis leitores.

Após vários comentários do post anterior (até o momento em que escrevi isso foram 4) e em conversa no msn com meu irmão, eu arregacei as mangas e decidi escrever sobre esse grupinho que se auto-intitula de rockeiro, seguidores do metal, punk rockers, e mais um monte de nome que tem por aí. Pois é, são eles: os Posers!!!

O título, então, é bem sugestivo pois essa é uma frase tipicamente usada por essa tribo. Quem não se lembra do post anterior??

Fazendo barulho por onde passam, eles querem mostrar sua devoção ao Deus Metal, sem nem mesmo saber do que se trata. Eles chegam cantando Born to be Wild e dizendo que essa música é foda e tal. Aí vc pergunta pra ele: "E aí cara, o que mais vc curte??" e ele sem saber o que dizer acaba dizendo: "Ah cara, Guns n' Roses, Green Day e tem aquela banda que toca aquela música na Malhação que é mto massa tb...".


Grupo de Metaleiros Posers

Putz, daí vc já dá aquele sorrizinho sem graça, despede do cara e vai embora pra casa escutar algum disco do YES na esperança de que no solo do Rick Wakeman vc entre em um estado de transe tão profundo que vc esquece o que acabou de ouvir...

Pois é, esses caras são assim, tentam ser uma coisa que não são e nunca vão ser. São pessoas que só conhecem aquilo que está na mídia (Globo ou MTV, no caso) e ficam achando que aquilo é que é legal, é Rock n' Roll... é o carai a quatro!! A maioria não passa de lixo musical feito pela indústria fonográfica somente pra que uns doentes desses comprem os produtos. E eles compram. A grande maioria tem um bom poder aquisitivo, que ao invés de investir em algo melhor, ficam gastando com os inúmeors modelos de AllStar e produtos que aparecem em Malhação.

No entanto, quando vc tenta aprofundar um pouco no assunto música, eles não vão além do que existe hj e do que se tornou eterno (como Born to be Wild, que td mundo conhece). E ainda assim não tem opinião própria, sempre dizem o que outro poser ou o VJ do top 10 da MTV disse. Não procuram conhecer nada do que está além de seus olhos e só conversam sobre a camisa que compraram ontem ou sobre o quanto ficaram bêbados na última festa que só tocou sertanejo e axé (novamente, nada contra os estilos musicais).


A minha opinião é que o cara que curte o bom e velho rock n' roll não precisa ficar se mostrando nem dizendo pra todos do que ele gosta ou faz. Basta ficar na sua, trocar idéias com outros não somente sobre música, mas sobre tudo aquilo que nos rodeia, tentando sempre expandir nossos horizontes.

Então acho que é isso, é inevitável que esse tipo de pessoa não exista, mas pra que isso não aconteça a vc... seja vc msm. Sempre.

sábado, 16 de maio de 2009

Os ecléticos e seu estilo musical favorito

E aí galera,

É isso aí... o improvável aconteceu, consegui escrever um segundo post!!!

E é sobre um tema que eu considero até engraçado. Não se trata de criticar o gosto de alguém, muito menos os variados estilos musicais que existem por aí (pelo menos não agora...). E também não se trata de dizer o que é bom ou ruim. Quem me conhece sabe que eu sou um pouco cabeça dura quando o assunto é música, mas é que música pra mim é mais do que um par de acordes e uma letra sobre amor... é bem mais profundo e sincero.

O que aconteceu foi o seguinte: estava sentado em um boteco com uns amigos que estavam vendendo ingresso para uma festa, esperando para ir fazer uma prova (estaria eu bebendo??fica no ar a pergunta...) e nisso, o promoter da festa estava lá tb.

Pelo que eu percebi, ele tinha pedido pra colocar música eletrônica no boteco. Até aí tudo bem. No meio da conversa ele já me solta que "uma música dessas relaxa...". Essa passou tb pq a música em questao não era das mais pesadas msm...aquelas tuti-tuti...

Mas depois veio a bomba!! Essa eu não pude aguentar...o cara me solta mais ou menos essas palavras: "Eu gosto dos seguintes tipos de música: um pagodinho, um sambinha, sertanejo, rock n' roll, mas é dos antigos, anos 70, e eletrônica."

Putz, cara!!Como que o cara me solta uma dessas?? É como eu disse no início, o cara pode gostar do que quiser, minha intenção não é rotular nada nem ninguém...mas uma pessoa que diz uma coisa dessas não entende absolutamente nada de música!! Ele no máximo deve conhecer Stairway to Heaven e Smoke on the Water pra falar que curte rock anos 70!!!

Poxa, nada a ver ele dizer isso. Eu decidi escrever o ocorrido pq já me aconteceu umas 500 vezes e agora com esse recurso, eu posso dizer o que penso. Na hora eu fiquei calado pq eu acho que se eu começasse a discutir música com ele ele não ia entender nd. Não que eu seja um entendedor tb, mas pelo menos eu não abro a boca pra falar merdas como essa!!

Se vc que disse isso ler esse texto, não me leve a mal. Não é nd contra a sua pessoa, mas é que eu simplesmente não consigo entender esse tipo de atitude e aliás, a festa depois até foi boa. Só faltou um rock n' roll anos 70!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

I Can't Explain

Olá pessoal,

Já faz um tempo que eu penso em criar um blog, apenas pra passar o tempo e descarregar algumas coisas que vem passando pela minha cabeça. Porém, eu ainda não sei o real motivo disso, e é justamente essa a razão do título do post, o primeiro single da banda inglesa The Who é o título do primeiro post.

Espero poder falar um pouco sobre música, das coisas que eu gosto, faço, da minha visão das coisas e de coisas que acontecem comigo.

Isso acontecer só quando eu tiver tempo msm e sem obrigação nenhuma. Logo, antes desse blog virar uma febre da internet, eu ja vou avisando que os posts não serão diários...hehehehe.

Se isso vai dar certo ou existirá até msm um segundo post....I Can't Explain...

Bom, acho que ja está bom por hj....comentem qq coisa...se é que alguem vai ler..hauhahua